Palestrantes 2022

Monja Coen Roshi

 

Monja Coen Rohsi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Budismo Zen e fundadora primaz da Comunidade Budista Zen Zendo Brasil. Foi ordenada como monja em 1983 e viveu em Japão durante 12 anos antes de regressar ao Brasil em 1995. Em 2001 fundou a comunidade Budista Zen de São Paulo. É orientadora de vários grupos no Brasil. Participa em diversas atividades públicas para promover o princípio da não violência ativa e a cultura da paz. Constantemente é convidada a dar conferências em empresas e instituições educativas de todo Brasil. Atualmente apresenta o programa Momento Zen na emissora Vibe Mundial e tem o podcat Despertar Zen. É autora dos livros "Viva Zen, "Sempre Zen", "Palavras do Darma ", "A Sabedoria da Transformação", "108 Contos e Parábolas Orientais", "O Monge e o Touro", “O sofrimento é opcional”, “Zen para distraídos”, “O inferno somos nós (com Leandro Karnal) e “A monja e o professor”(com Clóvis de Barros Filho) ), “Verdade? e “Nem anjos nem demônios”(com o Prof. Mario Sergio Cortella), “Aprenda a viver o agora”, “O que aprendi com o silêncio”, “Zen – Pensamentos da Monja Coen nas palavras de Leandro Gyokan Saraiva”, "Ponto de Virada", "Virus" e "Vida-Morte" e "O bom contágio". Mais informação em:

www.monjacoen.com.br, www.zendobrasil.org.br

Livro "Zen para distraidos" da Monja Coen

https://www.planetadelibros.com.ar/autor/monja-coen/000043279

 
 

 

 

ven-aigo-castro-556x630.jpg
_MG_1802.jpg

Ven. Maestro Aigo Seiga Castro Osho

 

Herdeiro do Darma do Muito Ven. Mº Tsugen Narazaki Roshi, abade do monastério Zen Soto do Zuio-ji (Niihama, Japón), é o fundados da Tradição Budadharma Zen Soto (TBZS), Valencia, Espanha.

De 1989 a 2005, o Ven. Mº Aigo Seiga Castro recebeu a formação completa em todas as facetas do estudo, prática e realização de la tradição Zen Soto, sendo o primeiro mestre espanhol em haver finalizado o aprendizado monástico tradicional segundo a escola Zen Soto em Japão.

Também em 2009 el Ven. Mº Aigo Seiga obteve o grado de “Mestre para a difusão internacional do Dharma” (Kokusai Fukyo-shi), outorgado pela Sede Central da escola Zen Soto japonesa.

Em sua vertente acadêmica, de 2008 a 2011 o Ven. Mº Aigo Seiga realizou um Mestrado com Distinção em Estudos Budistas pela Universidade de Sunderland (Reino Unido).

Desde 2009 o Ven. Mº Aigo Seiga é professor de Estudos Budistas na “Cátedra das Três Religiões” da Universidad de Valencia e participa ativamente em diversos seminários acadêmicos de Estudos Budistas em Espanha e toda Europa.

Francisco Jisho Handa sensei (Brasil)

Jisho Handa sensei é doutor em História Social pela UNESP e monge da Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul , Templo Busshinji, Liberdade, São Paulo. E um dos fundadores do Grêmio Haicai Ipê, o primeiro grupo de estudos sobre o gênero no Brasil. Nascido em Salto, interior de São Paulo, Handa sensei tem experimentado as palavras no campo da poesia e, mais especificamente, na forma haiku.

 

A esta tem se dedicado, nos últimos trinta anos, a partir dos ensinamentos de H.Masuda Goga. Para ele, poesia é como a pintura abstrata: de cores variadas, sendo o haiku os traços firmes e negros do carvão de um sumiê. Coordenou várias antologias de haicai na década de 90, como Cem haicaístas brasileiros, As quatro estações e Gato na janela. Suas últimas publicações foram Olhos de neblina, de 2015 (haicais) e A sombra do outro, de 2010 (poesia). Mantém o blog de haiku “Pitangas Urbanas" e "Bloco de Haiku”.

Jisho(2).png