DeclaracionDeLima-01.png
Sin título-8-01.png

DECLARAÇÃO DE LIMA

 

REUNIDOS NA CDADE DE LIMA PARA COMEMORAR OS 110 ANOS DE VIGÊNCIA DO BUDISMO SOTO ZEN NA AMÉRICA DO SUL, EM RAZÃO DO SESSHIN (RETIRO) COMEMORATIVO QUE ACONTECEU ENTRE OS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO DO PRESENTE ANO NA CASA DE RETIRO PADRE CLARET, LOCALIZADA NO DISTRITO DE CHACLACAYO DA PROVÍNCIA DE LIMA, COM A PRESENÇA DO VÉN. ISSHO FUJITA, EM SUA CONDIÇÃO DE DIRETOR DO CENTRO INTERNACIONAL DO BUDISMO ZEN SOTOSHU; DO VEN. RICARDO DOKYU; DO VEN. SENPO OSHIRO; DO VEN. DOKO INFANTIDIS; DO VEN. KANDO GARCÍA; DO VEN. DENSHO QUINTERO; DO VEN. DAIREN JACOME; DA VEN. KOSHIN YAMASHITA; DO VEN. TIENKAI SANCHEZ, DO VEN. ANKA SPENCER E DE TODOS OS PARTICIPANTES DESTE SESSHIN, ACORDOU-SE APROVAR A PRESENTE DECLARAÇÃO QUE CONTÉM OS SEGUINTES ASPECTOS:

 

PRIMEIRO. A NECESIDAD DE REAFIRMAR UMA VEZ MAIS A IMPORTÂNCIA QUE TEM O CONHECIMENTO E A DIVULGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS DE BUDA E A PRÁTICA ZEN EM TODOS OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA, COMO PARTE IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E A INTEGRAÇÃO INTERCULTURAL ENTRE TODOS OS POVOS DO MUNDO INTEIRO.

 

SEGUNDO. DEIXAR CONSTÂNCIA QUE HÁ TRANSCORRIDO MAIS DE UM SÉCULO DESDE AQUELE MEMORÁVEL MOMENTO EM QUE O MISSIONÁRIO DA ESCOLA BUDISTA SOTOSHU TAIAN UENO, DO TEMPLO HOJUJL CHEGOU POR PRIMEIRA VEZ AO PERU INTEGRANDO OS PRIMEIROS GRUPOS DE IMIGRANTES JAPONESES QUE CHEGARAM A ESTA PARTE DO CONTINENTE. DESTACAMOS QUE A PRESENÇA DO MISSIONÁRIO TAIAN UENO FOI IMPORTANTE PORQUE POUCOS ANOS DEPOIS DE SUA CHEGADA EM CONDIÇÕES ADVERSAS CONSTRUIU NO POVOADO DE CAÑETE, AO SUL DA CIDADE DE LIMA, O PRIMEIRO TEMPLO JIONJI PARA A PRÁTICA DO ZEN, O MESMO QUE É PIONEIRO NA AMÉRICA LATINA.

 

TERCEIRO. TODO OS PRESENTES ACORDARAM QUE ESTA DECLARAÇÃO SERVA PARA O DESENVOLVIMENTO E POSTERIOR CONSOLIDAÇÃO DE UM GRANDE PROJECTO REGIONAL QUE ENVOLVA A TODOS OS POVOS LATINO-AMERICANOS, E SEU OBJETIVO NÃO APENAS DEVE SER A PRÁTICA DO ZEN, SENÃO SEU CONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO ENTRE O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇAS, NACIONALIDADES, LINHAGENS, CREDOS O RELIGIÕES. O FUNDAMENTAL É QUE A PRÁTICA ZEN E OS ENSINAMENTOS DE BUDA NA SUA EXTENSÃO

PROMOVA O DESENVOLVIMENTO, EVOLUÇÃO, BEM ESTAR E PROSPERIDADE PARA A COMUNIDADE E PARA TODAS AS GERAÇÕES, PASSADAS, PRESENTES E FUTURAS.

 

QUARTO. OS PRESENTES REAFIRMAN A NECESSIDADE DE QUE O DHARMA CONTINUE DIVULGANDO-SE ENTRE O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS PARA O BEM ESTAR DE TODOS OS SERES.

 

ADEREM OS SIGNATÁTIOS ABAIXO:

 

ASSINADA A PRESENTE DECLARAÇÃO NA CIDADE DE LIMA AOS VINTE E CINCO DIAS DO MÊS DE AGOSTO DO ANO DOIS MIL E TREZE.